quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Anorexia e Bulimia .


Geente , eu sei ... quase um mês sem posts , mais e que aconteceu taanta coisa :/ mais agora estou de volta , e com muitas novidades :D
Hoje vim falar sobre comportamento , e achei uma matéria bem legal no site da Capricho , sobre anorexia e bulimia , e vale a pena dar uma conferida .





Se a preocupação com o corpo e com a comida não sai da sua cabeça, é hora de parar e pensar: será que isso é saudável?

Você deve conhecer alguém assim. Aquela amiga que só fala em comida, que sabe todas as novidades da dieta, que fica mandando todo mundo comer enquanto ela belisca um tequinho e diz que está estourando.
Ou que, quando come, fica se lastimando, reclamando, jurando que amanhã vai ficar só na água ou vai se matar na academia. Ai, fala sério: ninguém merece!
Além de ficarem muito chatas, meninas assim correm um grande risco: o de desenvolver doenças relacionadas à alimentação, chamadas de transtornos alimentares.
Os mais conhecidos são a bulimia e a anorexia. Apesar de serem bem diferentes, essas doenças têm como origem comum a preocupação excessiva com o corpo. É aquele medo enorme de engordar que transforma a relação com a comida na coisa mais importante do mundo.
As anoréxicas simplesmente param de comer e continuam se achando gordas mesmo depois de estarem esqueléticas. “É um distúrbio de imagem. A menina fica pura pele e osso, mas quando se olha no espelho tem a sensação de que precisa emagrecer mais”, explica Vanessa Pinzon, psiquiatra do Projeto Interdisciplinar de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (Protad), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Já as bulímicas, colocam o dedo na garganta para provocar o vômito, passam horas a fio suando na academia, tomando laxante ou ficando o dia inteiro em jejum para não engordar. “E nos momentos de compulsão elas comem tanto que acabam engordando mais do que se tivessem comido normalmente durante o dia”, explica Vanessa.

O que é normal?

Isto é normal: Olhar-se no espelho e achar que está com uma barriguinha meio saliente. Prometer-se que amanhã vai começar a fazer ginástica, sem deixar de lado o sorvete com a amiga.
Isto não é normal: Olhar-se no espelho e achar que está com uma barriguinha horrorosamente grande. Ligar para a amiga, desmarcar o sorvete e correr para a academia.

Isto é normal: Exagerar no lanche com as amigas e comentar: “Putz, comi demais!”
Isto não é normal: Exagerar no lanche com as amigas, pensar “comi demais” e correr para o banheiro vomitar tudo.

Isto é normal: Controlar-se para não exagerar nos doces durante a semana. Assim você pode se esbaldar no almoço na casa da sua avó no domingo.
Isto não é normal: Esbaldar-se no almoço da sua avó no domingo e, por isso, passar o resto da semana a água e alface, falando a cada minuto “eu sou uma gorda, eu sou uma gorda”.

Isto é normal: Saber quais alimentos fazem bem à sua saúde e quais engordam. Tentar, dentro do possível, maneirar nos doces e frituras.
Isto não é normal: Conhecer as calorias de todos os alimentos e recusar veementemente qualquer coisa que possa engordar.

Isto é normal: Querer ter um corpo bonito.
Isto não é normal: Achar que é impossível ser feliz se não for magérrima.

Isto é normal: Escolher aquela musse de chocolate deliciosa de sobremesa. À tarde você se controla mais.
Isto não é normal: Ver aquela musse de chocolate que você adora e preferir a taça de gelatina diet.


Onde procurar ajuda?

* Protad/Ambulim (Projeto Interdisciplinar de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.

Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, s/n, tel. (11) 3069-6975, São Paulo, SP.



* Centro de Atendimento e Apoio ao Adolescente/Proata – Programa de Orientação e Assistência aos Pacientes com Transtornos Alimentares da Universidade Federal de São Paulo.

Rua dos Otonis, 887, tel. (11) 5579-1543, São Paulo, SP.



* Ambulatório de Distúrbios de Conduta Alimentar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Avenida Bandeirantes, 3000, tel. (16) 602-2342, Ribeirão Preto, SP.



* Unidade de Psiconeuroendocrinologia do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia da PUC do Rio de Janeiro.

Rua Moncorvo Filho, 90, tel. (21) 2221-7577, Rio de Janeiro, RJ.



* Ambulatório de Transtornos de Comportamento Alimentar da Fundação Universitária Mário Martins.

Rua Dona Laura, 221, tel. (51) 3333-3266, Porto Alegre, RS.

3 comentários on "Anorexia e Bulimia ."

Mayara Ribeiro on 18 de novembro de 2010 às 16:03 disse...

Sou tão magrinha que uma amiga minha disse que antes de me coonhecer achaava que eu tinha anorexia, mas felizmente esse meu tipo físico é normal mesmo

Tata disse...

Oi gostei do post, mas é um erro comum que a psquiatra que deu a entrevista cometeu: As bulemicas raramente engordam ou emagrecem e ai esta o perigo, pois como mantém o peso, as pessoas em volta não percebem o que ocorre e isso pode durar por anos, os efeitos não são agradaveis - problemas cardiacos, o refluxo vem naturalmente mesmo quando nao se induz o vomito, a menstruação não ocorre mais, e muitos outros problemas fisicos e emocionais.
Sou graduanda em psicologia pesquisamos e discutimos muito a respeito, pq tem aumentado muito os disturbios alimentares, tanto que antes só mulheres eram afetadas, mas hoje esta aumentando o numero de homens também...
Muito bom blogs de beleza tratarem desse tipo de assunto também... Parabens

Jéssica Silva . on 19 de novembro de 2010 às 14:12 disse...

MAYARA / TATA : que bom que vocês gostaram da reportagem , e acho que como os blogs estao tendo mt repercusao , eles deviam sempre tratar desses assuntos . Beijos e voltem sempre !

Postar um comentário

Visitantes .

free counters

Seguidores .

 

Universo Feminino . Copyright 2008 Fashionholic Designed by Ipiet Templates Supported by Tadpole's Notez